Spizaetus tyrannus, conhecido popularmente como gavião-pega-macaco, papa-mico,uiruucotim, cutiú-preto, apacanim, gavião-de-penacho, papa-macaco, pega-macaco, urubutinga e urutaurana, é um gavião da família dos acipitrídeos que ocorre do México à Argentina e em todo o Brasil. A espécie possui cerca de 72 centímetros de comprimento, 2,30 metros de envergadura e chega a pesar até 6,5 quilogramas. É uma das maiores aves a ocorrer no Brasil. De plumagem negra, penacho curto, abdome e calções levemente salpicados de branco, cauda longa com três ou quatro largas faixas esbranquiçadas. A cor negra com manchas brancas torna-o uma ave de rara beleza. Seu tempo de vida é de aproximadamente 25 anos.
É carnívoro e se alimenta de animais como aves, répteis, pequenos mamíferos como morcegos e saguis; habita florestas densas. Reproduz de agosto a dezembro, botando 1 a 2 ovos, que eclodem após 63 dias de incubação.
Descrição
O gavião-pega-macaco é uma espécie florestal que mede entre 58 e 72 centímetros, com o macho pesando cerca de 3,7 kg e a fêmea, 6,5 kg. Os adultos apresentam plumagem preta na parte ventral, com o dorso marrom-pardacento escuro (quase negro). Têm um penacho em forma de coroa, com penas que apresentam cor branca na base, sendo o restante preto. As asas são curtas, arredondadas, com faixas brancas transversais mais nítidas no lado interno e a cauda longa com três a quatro barras cinza escuras, formando quase uma elipse perfeita quando em voo. Os tarsos são completamente emplumados e a íris é amarelo-alaranjada. Quando imaturo, possui a cabeça esbranquiçada e tem as partes inferiores estriadas.
As fêmeas são maiores que os machos e costumam capturar animais maiores que esses. Assim, eles não competem por comida quando vivem em territórios próximos, o que permite uma maior proximidade na época de reprodução.
Reproduz de agosto a dezembro, botando um ou dois ovos, que eclodem após 63 dias de incubação. É uma poderosa ave de rapina que possui habilidade para caçar presas tanto no solo quanto em copas de árvores. Sua alimentação é constituída principalmente de mamíferos (marsupiais, pequenos primatas, esquilos e morcegos), aves (tucanos,araçaris e aracuãs, entre outras) e répteis. Caça mais mamíferos que aves e afirma-se que, habitualmente, come primatas, principalmente os saguis, alimento fundamental de sua dieta. Devido a este fato, ganhou o apelido de "pega-macaco". Pelo fato de também poder atacar pequenas criações domésticas, como pintinhos e galinhas, é perseguido pelos fazendeiros.
Fonte _. Gaviao-pega-macaco, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gavi%C3%A3o-pega-macaco, acesso em: 1/7/12 às 14h12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário