domingo, 22 de julho de 2012

BarnOwl


Descrição 
O macho ea fêmea corujas têm um pontilhado, corpo marrom-avermelhada e branca, o rosto em forma de coração. Enquanto o peito do macho é predominantemente branca, no peito da fêmea é mais escura e fortemente manchado. A espécie pode se aproximar de 18 centímetros de altura, com fêmeas ligeiramente maiores que os machos.
Faixa de
todo o mundo. As corujas podem ser encontrados na América do Norte e do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália.

Status
mundial comuns, a suindara é classificada como ameaçada em Illinois devido à perda de suprimento de alimentos e locais de nidificação, como resultado da agricultura.

Para ver a suindara fotos em tamanho grande basta clicar na imagem.
 suindara imagem suindara foto
fotografia suindara suindara corujas
corujas na natureza suindara pic suindara imagens
suindara imagem suindara fotos bom suindara fotos
suindara coruja britânico suindara
Eu amo corujas bom celeiro imagem coruja
Fonte _. Barn Wol, disponível em: http://www.owl-pictures.com/barn_owl.html, acesso em: 22/07/12às14.25h

sábado, 21 de julho de 2012

Águia Cinzenta


Águia-cinzenta

A águia-cinzenta é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. Também conhecido como águia-coroada. Antigamente conhecida por Harpyhaliaetus coronatus.
Atualmente essa espécie encontra-se bastante ameaçada, constando nos livros vermelhos de animais ameaçados de extinção de todos os estados que ela ocorre, inclusive encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção elaborada pelo IBAMA. O avanço da agricultura, descaracterização de seu habitat e abate indiscriminado são as principais causas da situação atual dessa poderosa ave.
Trata-se de um accipitriforme naturalmente raro, além de ser espécie de porte avantajado, que necessita de presas grandes e significativas áreas para constituir territórios de alimentação e reprodução. Por preferir habitats abertos ou semiflorestados, torna-se alvo fácil de caça, uma vez que é considerado prejudicial a criação de certos animais domésticos. Sobrevoa veredas e matas ciliares do cerrado. Pousa no alto de buritis, onde emite uma fina voz de alarme.

Características

A águia-cinzenta é um dos maiores accipitriformes encontrados no Brasil, atingindo de 75 a 85 cm e pesando até 3,5 kg. O adulto apresenta uma plumagem geral cinza-chumbo, tendo penacho em forma de coroa e cauda curta com uma única faixa cinza.

Alimentação

Sua alimentação é constituída de mamíferos (gambás, lebres e ratos silvestres), aves e répteis, mas também consome animais encontrados mortos (ovelhas, galinhas e outros).

Reprodução

No período reprodutivo coloca um único ovo branco com manchas cinzas ou amarelas.
Fora do período reprodutivo vive solitariamente. Costuma ficar à espreita em um galho no alto das árvores. Seu ninho é construído com galhos secos na borda de veredas.

Hábitos

Vive solitariamente ou em casais, habitando os Campos Naturais, o Cerrado e a Caatinga. Passa a maior parte do dia pousada em cercas, cupinzeiros, postes, etc.
Geralmente emite vocalizações e reluta em abandonar seu poleiro quando perturbada (Brown & Amadon, 1989).

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fugindo um pouco do assunto AVES!



Monstros do Rio: Bagre Assassino
Dois anos atrás, no traiçoeiro Rio Kali, no alto das montanhas do norte da Índia, Jeremy Wade desenterrou a mãe de todas as histórias de pescadores e o maior terror dos rios de água doce. Um peixe tamanho-família que se tornou devorador de homens.

Jeremy enfrenta o maior e mais difícil desafio dirigindo-se ao Himalaia para distinguir fato de realidade e procurar este animal dito monstruoso.
Monstros do rio - o bagre assassino - goonch

sábado, 7 de julho de 2012

Usina de Santo Antonio'

Animais silvestres morrem afogados no lago da Usina Santo Antônio

Nas ilhas do Rio Madeira, o extermínio foi em massa, com a morte de Tatus, Pacas, Cotias e outros animais silvestres. E ali mesmo apodreceram. O fedor da carniça ia longe segundo o trabalhador da empresa contratada.
Fonte _. Usina de Santo Antonio, disponível em: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=281358411951098&set=a.262035833883356.65302.261622980591308&type=1&theater, acesso em: 7/7/12 às15h04.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Águia-Pescadora

OspreyNASA.jpg
águia-pesqueiraáguia-pescadora ou águia-marinha (Pandion haliaetus) é uma águia da família Pandionidae, constituindo a única representante do gênero e também da família, com distribuição praticamente em todos os continentes. Também é conhecida pelos nomes de babuzar, caripira, gavião-caripira, gavião-do-mar, gavião-papa-peixe, gavião-pescador, guincho e pescador.

Caracterização

É uma espécie de ave de rapina de porte médio, com cerca de 57 cm de comprimento, 2 metros de envergadura e chega a pesar 2,1 quilos. Ela é caracterizada por ter a cabeça e partes inferiores brancas, partes superiores do corpo pardo-anegradas, asas longas e estreitas com mancha negra, penas nucais eriçadas e cauda curta. As patas são cinzento-azuladas e o bico é preto e enganchado.
Vista de longe, a sua silhueta pode ser confundida com a de uma gaivota, devido à configuração das suas asas, ligeiramente arqueadas enquanto plana. Outras aves com que pode ser confundida, embora tenha grandes diferenças, são a águia-cobreira(Circaetus gallicus), a águia-de-bonelli (Hieraaetus fasciatus) e a águia-calçada(Hieraaetus pennatus). Esta confusão apenas poderá ocorrer devido às partes inferiores destas aves serem esbranquiçadas.
ÁGUIA PESCADORA APÓS CAÇAR (EM SUAS GARRAS UM PEIXE)
Trata-se de uma espécie de hábitos muito solitários, embora haja registos de ocorrências de bandos, mais ou menos dispersos. Nas zonas de pesca, normalmente bastante afastadas do ninho, toleram a presença de outros indivíduos, chegando a registar-se uma concentração de 25.
Geralmente, a águia-pesqueira é teimosa. Apenas na época de reprodução se verifica uma variedade de chamamentos e assobios na zona de nidificação. O casal é, normalmente, monógamo e a ligação dura uma estação.
Alimenta-se quase exclusivamente de peixe considerado de tamanho médio, geralmente capturando-os rapidamente com os pés após peneirar em voo. Entre as espécies preferidas encontram-se: nas zonas costeiras, os sargos e os robalos; nas zonas estuarinas, as tainhas; e entre as espécies de água doce, as carpas.
Apesar de ser preferencialmente e quase exclusivamente ictiófaga, esta águia pode incluir na sua dieta outras presas tais como pequenos mamíferos, pássaros, répteis, anfíbios, assim como crustáceos e outros invertebrados.
A forma de captura das suas presas é feita geralmente em voos picados com as patas para a frente no último momento para agarrar a presa. Estes mergulhos podem ter início a pouco mais de cinco metros acima da água, como, em caso de voos maiores, de uma altitude de cerca de 70 m. Pode cair em voo picado ou pode simplesmente capturar a presa num voo praticamente horizontal e rente à água.
Fonte _. Águia Pescadora, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guia-pescadora, acesso em: 1/7/12 às19h30.


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Gavião-Pega-Macaco

Gavião-pega-macaco em reabilitação em Porto Iguaçu, na Argentina
Spizaetus tyrannus, conhecido popularmente como gavião-pega-macaco, papa-mico,uiruucotim, cutiú-preto, apacanim, gavião-de-penacho, papa-macaco, pega-macaco, urubutinga e urutaurana, é um gavião da família dos acipitrídeos que ocorre do México à Argentina e em todo o Brasil. A espécie possui cerca de 72 centímetros de comprimento, 2,30 metros de envergadura e chega a pesar até 6,5 quilogramas. É uma das maiores aves a ocorrer no Brasil. De plumagem negra, penacho curto, abdome e calções levemente salpicados de branco, cauda longa com três ou quatro largas faixas esbranquiçadas. A cor negra com manchas brancas torna-o uma ave de rara beleza. Seu tempo de vida é de aproximadamente 25 anos.
É carnívoro e se alimenta de animais como aves, répteis, pequenos mamíferos como morcegos e saguis; habita florestas densas. Reproduz de agosto a dezembro, botando 1 a 2 ovos, que eclodem após 63 dias de incubação.

Descrição

O gavião-pega-macaco é uma espécie florestal que mede entre 58 e 72 centímetros, com o macho pesando cerca de 3,7 kg e a fêmea, 6,5 kg. Os adultos apresentam plumagem preta na parte ventral, com o dorso marrom-pardacento escuro (quase negro). Têm um penacho em forma de coroa, com penas que apresentam cor branca na base, sendo o restante preto. As asas são curtas, arredondadas, com faixas brancas transversais mais nítidas no lado interno e a cauda longa com três a quatro barras cinza escuras, formando quase uma elipse perfeita quando em voo. Os tarsos são completamente emplumados e a íris é amarelo-alaranjada. Quando imaturo, possui a cabeça esbranquiçada e tem as partes inferiores estriadas.
As fêmeas são maiores que os machos e costumam capturar animais maiores que esses. Assim, eles não competem por comida quando vivem em territórios próximos, o que permite uma maior proximidade na época de reprodução.
Reproduz de agosto a dezembro, botando um ou dois ovos, que eclodem após 63 dias de incubação. É uma poderosa ave de rapina que possui habilidade para caçar presas tanto no solo quanto em copas de árvores. Sua alimentação é constituída principalmente de mamíferos (marsupiais, pequenos primatas, esquilos e morcegos), aves (tucanos,araçaris e aracuãs, entre outras) e répteis. Caça mais mamíferos que aves e afirma-se que, habitualmente, come primatas, principalmente os saguis, alimento fundamental de sua dieta. Devido a este fato, ganhou o apelido de "pega-macaco". Pelo fato de também poder atacar pequenas criações domésticas, como pintinhos e galinhas, é perseguido pelos fazendeiros.
Fonte _. Gaviao-pega-macaco, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gavi%C3%A3o-pega-macaco, acesso em: 1/7/12 às 14h12.



domingo, 1 de julho de 2012

Como se forma o ovo?


O ovo se forma na ave mesmo se não for fecundado, da mesma maneira que a mulher ovula todos os meses, mesmo sem ter relação sexual. As galinhas, por exemplo, botam ovos todos os dias. O ovo não fecundado é aquele que consumimos (nos fecundados, a gema serve para a alimentação do embrião).
Fonte _. Como se forma o ovo dentro das aves?, disponível em: http://diariodebiologia.com/2008/10/como-se-formam-os-ovos-dentro-das-aves/, acesso em: 1/07/12 às 13h59.

domingo, 24 de junho de 2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Uirapuru

 Dizem que este pássaro quando canta a floresta inteira pára, para ouvi-lo. Este pássaro além de bonito é raro, acho que não existe em cativeiro.
 
Para ouvir o cano do Uirapuru acesse:http://www.youtube.com/watch?v=vWiqo8y1umA

Tuim

                                                Forpus coelestis


Tuim (pl: tuins) é o nome comum dado a pequenas aves psittaciformes do gênero Forpus, de coloração verde semelhantes a periquitos, só que mais robustos.
Na natureza alimentam-se de sementes de grama e plantas herbáceas, bagas, frutos, brotos e, provavelmente, flores. Em cativeiro fornece-se mistura de sementes, frutas, verduras, legumes e ração comercial específica. Reprodução: Botam de 3 a 7 ovos, que somente a fêmea choca por aproximadamente 18 dias. É ela também que os alimenta sozinha. Os filhotes saem do ninho a partir de 4 semanas de vida. Distribuição Geográfica: Ocorre no nordeste, leste e sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia; também no alto Amazonas até o Peru e Colômbia. Descrição: É o menor psitacídeo do Brasil. O macho é verde com uma grande área azul na asa e no baixo dorso. A fêmea é totalmente verde, ligeiramente mais pálido e mais amarelado nas partes ventrais. Bico cor de marfim com cinza na base da mandíbula superior. Íris marrom escuro e patas cinza.
Fonte _. Tuim, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuim, acesso em: 20/06/12 às 23h33.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pombo comun

C. l. intermedia adulto, na ÍndiaO pombo-comum, também conhecido como pombo-doméstico ou pombo-das-rochas (Columba livia), é uma ave membro da família Columbidae.
Atualmente são vistos como animais sinantrópicos. Não há nenhum predador nas grandes cidades para este animal e sua reprodução é rápida, o que gera uma população cada vez crescente, um grave problema ambiental ao homem, já que abrigam alguns parasitas que podem ser nocivos à saúde humana.
Fonte _. Pombo-comum, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pombo-comum, acesso em: 20/06/12 às 22h43.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cacatua Galah

                                                                            Cacatua Galah uma das Cacatuas mais bonitas! E é a cacatua que as mulheres mais compram!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Coruja Barrada...



A beleza dos pássaros  sempre nos encantam, com seu canto e suas cores, essa espécie de coruja também nos surpreende com sua bela plumagem.
A coruja barrada (Strix varia) é uma das 4 espécies com olhos escuros que é também conhecida como coruja listrada. Espécie nativa do Canadá, Estados Unidos e México.
Seu peito é modelado com barras horizontais brancas e barras verticais na barriga, intercalando cores que vai do marrom, bege e branco. Seus olhos, redondos discos faciais chamam atenção.
Esta coruja noturna pousa em um galho de árvore ou algo semelhante, enquanto observa a presa. Sua alimentação é de grande alcance, inclui mamíferos, como ratazanas, musaranhos, ratos, morcegos e esquilos, pássaros, insetos, e também peixes, sapos e cobras.
É um alimentador oportunista e às vezes, marca sua caça pouco antes do anoitecer.
Ela vive em cavidades de árvores e ninhos abandonados de gaviões, esquilos e corvos.
Fotos dessa bela coruja:


 Fonte.bocaberta.org

Kiwi


maior ovo do mundo é o de avestruz, certo? Sim e não. Quando o assunto é proporção, ele é justamente o menor.
Proporcionalmente ao tamanho do corpo, o simpático kiwi, pássaro símbolo da Nova Zelândia, é o dono do recorde.
Do tamanho de uma galinha comum, o kiwi bota um ovo seis vezes maior do que o normal, para uma ave do seu porte. É tão grande, que chega a se tornar 20% do peso corporal da mãe durante a gestação. Para se ter uma idéia, nos humanos a porcentagem é de 5%.
Imagem interessante da comparação entre ovos.
O ovo do kiwi não é somente o maior, mas também o que possui a maior gema (cerca de 65%) e isto é uma grande vantagem. A gema é nutritiva e continua a sustentar os filhotes durante a primeira semana de vida. Para a mãe, é um período importante em que não precisa se preocupar com a prole, pois ela fica sem se alimentar de 2 a 3 dias até conseguir botar o enorme ovo.
Ainda não se sabe porque o kiwi bota um ovo tão grande, mas a teoria mais aceita é a de que, no passado, o pássaro já foi muito maior e encolheu com o tempo, e seu ovo, não. Se estiver certa, o ancestral do kiwi seria mais ou menos do tamanho de um casuário.
Fonte. bocaberta.org

Natureza Sabia!


Depois ainda tem uns que dizem que Deus não existe!!!!

terça-feira, 12 de junho de 2012

domingo, 3 de junho de 2012

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tucano...


São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas daAmérica Central e América do Sul. O termo é de origem tupi através do vocábulo tukana[1].
Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros(comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.
São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não hádimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA.[2] A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias.
Pelo o que sabemos sobre o tucano ele vive em uma região da bacia da agropocania da amazônia. Obtendo seus 30 anos de idade ele passa por um processo de desintegração, seu bico diminui de tamanho e ele é obrigado a deixar seu habitat natural e migrar junto as garças para Tocantins, onde passará o resto de sua vida.
tucano-toco (Ramphastos toco) ainda é uma espécie ameaçada do e extinção. Tem sido capturado e traficado outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem, como consequência, a diminuição da sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, bem como a morte de muitos animais durante o transporte.
Não são aves migratórias.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Kakapo

O Kakapo, espécie em perigo crítico de extinção
O kakapo (Strigops habroptilus) é uma espécie 
de papagaio noturno endêmico da 
Nova Zelândia. É famoso por ser o
único papagaio do mundo que não 
sabe voar, o mais pesado. O kakapo 
é uma ave em em perigo crítico de 
extinção, com uma população 
total de apenas 91 exemplares, todos eles
 monitorados por equipes científicas.

O kakapo é um papagaio de constituição robusta
 que pode medir até 60
cm de altura e pesar entre 3 a 4 quilos.
As asas são atrofiadas e pequenas e servem apenas como balanço
quando estas aves circulam entre os galhos de árvores.
A plumagem do kakapo providencia uma boa camuflagem contra a
vegetação nativa e como não têm penas de voo rijas, eles têm uma
plumagem muito suave e macia, o que lhes valeu o epíteto específico
habroptilus, que significa precisamente pena suave em Grego.
Outra característica distinta destes papagaios é o seu odor intenso, 
descrito como uma mistura de flores e mel. Apesar de agradável ao 
nariz humano, este odor provou ser uma enorme desvantagem 
para a espécie em relação aos seus predadores. Quando em 
perigo, o kakapo fica paralisado à espera que a sua camuflagem o 
proteja dos predadores, o que foi uma grande estratégia para evitar o 
seu grande inimigo, a águia gigante de Haast, mas que nada lhe valeu 
junto de mamíferos de olfato apurado.
Eles são primordialmente noturnos e como não podem voar, são excelentes 
escaladores, subindo ao topo das mais altas árvores. Também são capazes de 
utilizar suas asas como para-quedas ao se lançar de grandes alturas, flutuando 
majestosamente até o solo do bosque. Ao ter perdido a habilidade de voar, os 
kakapo desenvolveram patas muito fortes e são capazes de correr a uma velocidade 
considerável, mas não podem manter esta velocidade durante longas distâncias.






Ovo Cozido...


Ovo Cozido é um belo alimento para darmos a nossas aves...Até agora tenho colocado ovo para cozinhar para dar ao meu periquito australiano a Grafitte